sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Poluição suinícola em Póvoas, freguesia de Fráguas, concelho de Rio Maior

Helena Pinto
A deputada Helena Pinto, do Bloco de Esquerda, apresentou na Assembleia da República a seguinte pergunta ao Governo:

Conforme o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda alertou há cerca de seis meses atrás, por meio da pergunta N.º 2970/XII/1.ª, há vários anos que a população de Póvoas, no concelho de Rio Maior, se queixa da poluição causada por uma suinicultura instalada na Rua Principal desta povoação.
 
À supracitada pergunta, o Ministério respondeu que “nos últimos anos” a suinicultura em causa não foi alvo de “nenhuma” fiscalização por parte da Inspeção Geral de Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território.
 
Entretanto, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda teve conhecimento de que, em outubro de 2008, perante “reclamação da população do lugar de Póvoas”, e em resposta ao ofício DSAI/DGHI/AR-000821, processo 558/14621, da Comissão Coordenadora de Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, a Câmara Municipal de Rio Maior aprovou por unanimidade uma deliberação em que afirmou “não ser recomendável do ponto de vista do ordenamento do território e da gestão urbanística, a viabilização da legalização da exploração por incompatibilidade com o PDM em termos de índices urbanísticos e violação do domínio hídrico e tendo em consideração o longo historial de conflito da população face à suinicultura” em causa. 
 
Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vem por este meio dirigir ao Governo, através do Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, as seguintes perguntas: 
 
1. O sistema de lagunagem da suinicultura em causa está devidamente impermeabilizado? Possui uma rede de drenagem de águas pluviais? Dispõe de um piezómetro para monitorização da qualidade das águas subterrâneas? Não contém nenhum tubo ou rego de descarga para a linha de água? 
 
2. A empresa que explora a suinicultura em causa apresenta documentos comprovativos da posse de terrenos para a realização da valorização agrícola dos respetivos efluentes? 
 
3. A Inspeção Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território já procedeu, durante os últimos seis meses, a alguma fiscalização da suinicultura em causa e do respetivo sistema de lagunagem? Em caso afirmativo, quais foram os resultados? Em caso negativo quando prevê realizar a fiscalização? 
 
4. A Administração Hidrográfica do Tejo, entretanto integrada na Agência Portuguesa de Ambiente, procedeu nos últimos 4 anos a alguma inspeção da suinicultura em causa e do respetivo sistema de lagunagem? Em caso afirmativo, quais foram os resultados? 
 
5. Qual foi a ação desenvolvida pela Comissão Coordenadora de Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, no âmbito das suas competências de fiscalização em matéria de ordenamento do território, face à situação da suinicultura em causa em relação ao Plano Diretor Municipal de Rio Maior?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue