quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Projeto de Cidadania contra a adesão de Rio Maior ao PAEL


A Câmara Municipal de Rio Maior decidiu aderir ao Programa de Apoio à Economia Local. O nome deste programa é um eufemismo para designar um plano de austeridade local.

O Projeto de Cidadania “Dar a vez e a voz aos cidadãos”, movimento de cidadãos independentes que participaram nas últimas eleições autárquicas com o apoio do Bloco de Esquerda, considera que esta decisão deveria ter sido alvo de uma mais ampla discussão já que irá ter consequências ao longo dos próximos 14 anos, limitando assim escolhas políticas futuras.

O Projeto de Cidadania considera que, apesar do pagamento de dívidas ser benéfico para as empresas locais a curto prazo, esta decisão não era a única forma de lidar com estes pagamentos em atraso. Devendo-se mesmo dizer que no que ao apoio da Câmara à Economia Local diz respeito, esta decisão traduzir-se-á num verdadeiro “Programa de Asfixia à Economia Local, diminuindo possibilidades de investimento público a longo prazo e cortando as transferências para as instituições e associações locais.

O Projeto de Cidadania opõe-se veementemente à decisão de passar a fatura das gestões municipais que endividaram o concelho para os munícipes aumentando o IMI, as taxas de água, saneamento e recolha de lixo tal como este programa prevê.

O Projeto de Cidadania manifesta ainda a sua preocupação com a intenção expressa de “racionalização das despesas com pessoal” que significará não renovação de contratos a termo e degradação da qualidade dos serviços públicos municipais.

Assim, o Projeto de Cidadania votou, na Assembleia Municipal, contra a adesão de Rio Maior ao PAEL.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue