domingo, 26 de fevereiro de 2012

O desemprego em Rio Maior aumentou 74% desde o início do corrente mandato autárquico!

Da intervenção do coordenador do movimento Projecto de Cidadania, António Costa, na sessão da Assembleia Municipal de Rio Maior ontem realizada:

"A situação é muito preocupante.


Segundo o Instituto do Emprego, desde o início do corrente mandato autárquico, o desemprego no concelho de Rio Maior aumentou 74%, atingido já cerca de mil riomaiorenses.


Verifica-se a existência de situações de pobreza mesmo entre pessoas que têm emprego a tempo inteiro, devido a baixos salários, na ordem dos 500 euros, e ao agravamento do custo de vida.


Ouvimos relatos de um clima de medo, em que muitas pessoas evitam abrir a boca para defender os seus direitos laborais, com receio de perder o emprego e outras represálias.


Consideramos imperioso fazer frente às políticas construtoras desta realidade, através da organização e acção colectiva por parte dos trabalhadores, inclusive na greve geral, convocada pela CGTP para o próximo dia 22 de Março.


Mas, e a Câmara Municipal de Rio Maior, o que está a fazer para contrariar esta situação e as suas consequências sociais?


Qual é a estratégia do executivo camarário em relação ao aumento exponencial do desemprego?


O que está a fazer, por exemplo, para concretizar a recomendação aprovada há um ano por esta Assembleia no sentido de estabelecer um protocolo com a Associação Nacional de Direito ao Crédito, para divulgar e apoiar no nosso concelho o recurso ao microcrédito?"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue