terça-feira, 11 de agosto de 2009

Autárquicas/Rio Maior: Movimento independente concorre com a sigla do BE

Santarém, 11 Ago (Lusa) - O Bloco de Esquerda vai concorrer pela primeira vez aos órgãos autárquicos de Rio Maior, apoiando uma lista constituída na sua maioria por independentes, em grande parte ligados aos movimentos associativos locais, disse hoje à Lusa fonte daquele partido.

Bruno Góis, do secretariado distrital do BE, disse à Lusa que, tendo sido contactado por elementos do movimento, o Bloco decidiu apoiar a candidatura por se verificar uma concordância programática quanto aos princípios da gestão autárquica. As listas concorrentes à Câmara Municipal, Assembleia Municipal e juntas de freguesia só serão apresentadas dia 17, data limite para a sua formalização. Alexandre Jacinto, dirigente da associação juvenil de Arrouquelas H2O, disse à agência Lusa que a média de idades do grupo ronda os 35 anos. "Tem uma grande participação de dirigentes associativos de organizações do concelho, numa verdadeira candidatura de cidadania", acrescentou. Segundo disse, o grupo quer ser "um espaço político no qual é privilegiada a participação e intervenção cívicas", em oposição "às listas habituais de candidatos indicados pelas concelhias partidárias, as quais nomeiam quem bem entendem, comprometendo, assim, a escolha dos cidadãos".

Com uma população de 21.807 habitantes e 18.586 eleitores espalhados por 14 freguesias, o concelho de Rio Maior é gerido desde 1985 pelo socialista Silvino Sequeira, que se recandidata a um sétimo mandato. Além dos independentes que concorrem com a sigla do BE, Silvino Sequeira terá de enfrentar a actual presidente da junta de freguesia de Rio Maior, a social-democrata Isaura Morais, que se candidata numa coligação PSD/CDS-PP que conta com o apoio do antigo vereador, e ex-militante do PS, Carlos Frazão. Carlos Frazão chegou a anunciar a sua candidatura como independente, mas, no final do mês de Julho, declarou o seu apoio à coligação PSD/CDS-PP. O PS detém quatro mandatos no actual executivo camarário e o PSD três.

Maria de Lurdes Lopes/Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue