quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Dê uma oportunidade ao Projeto de Cidadania!

Por João Ferreira*

CAROS CIDADÃOS RIOMAIORENSES

Como sabem, realizam-se no próximo dia 29 de Setembro as eleições para as Autarquias Locais. Muitos de Vós se interrogarão: “PARA QUÊ VOTAR?” O Movimento Projecto de Cidadania responde: para que as cidades, vilas e freguesias onde vivem tenham melhor qualidade de vida, melhor Ambiente, para que os órgãos das autarquias nos ajudem e nos facilitem a vida, em vez de nos atrapalharem. Para termos confiança em quem nos “governa” a nível local, para termos a certeza de que quem vai para as Juntas e as Câmaras não vai apenas à procura de se “governar”, com negociatas e tráfico de influências. Quem não votar, não pode exigir responsabilidades…

Aqui chegados, vem a segunda pergunta: “EM QUEM VOTAR?”. O Movimento Projecto de Cidadania, com apenas um representante na Assembleia Municipal de Rio Maior, já conseguiu mais do que outros com grandes “grupos parlamentares”, e que pouco ou nada se têm preocupado com os problemas dos riomaiorenses, dos quais só se lembram de 4 em 4 anos. Com o apoio do Bloco de Esquerda, levámos à Assembleia da República o problema da falta de médicos no Centro de Saúde de Rio Maior. Outros, com maior votação e maiores responsabilidades, não o fizeram, certamente para não incomodar os “colegas” de partido… Denunciámos a infeliz ideia da actual Câmara de cobrar o estacionamento em Rio Maior, numa cidade onde o estacionamento gratuito ainda é um dos poucos “luxos” que temos. Simpatizantes da nossa lista foram ao Parlamento dos Jovens, onde fizeram ouvir a voz e as ideias dos jovens riomaiorenses, principal “riqueza” da nossa terra, que outros têm esquecido ou desprezado. E finalmente, fomos “voz incómoda” na Assembleia Municipal, para denunciar negociatas com escritórios de advogados e com especulação imobiliária na Zona Industrial de Rio Maior. Quem quiser trabalhar com afinco e honestidade, conte connosco. Não servimos apenas para “deitar abaixo”…

Finalmente, perguntam-se: “QUEM SOMOS?”. Uma lista de cidadãos independentes, com grande variedade de profissões (advogado, economista, médico, um mineiro reformado, funcionários públicos, jovens estudantes e artistas) que tem como “companheiro de viagem” o Bloco de Esquerda, uma voz inconformista e criativa que nos tem permitido o acesso à Assembleia da República, o centro do debate democrático e de decisões que podem mudar Rio Maior. Não perguntámos a ninguém de que partido vinha, mas apenas o que querem para Rio Maior. Uma cidade moderna, com respeito pelo Ambiente, pelo património histórico e cultural, mas também com preocupações sociais, que dê às empresas condições para que possam prosperar e criar postos de trabalho. Uma cidade que não se esqueça das aldeias em redor, que também têm direito a bons transportes, qualidade de ambiente e acesso ao emprego. Não inventamos nada, nem prometemos o que não podemos cumprir. Tão pouco somos mais espertos do que os outros, apenas mais empenhados. Durante mais de trinta anos, o Governo e a maioria das autarquias de Portugal pertenceram sempre aos dois maiores partidos. O resultado está á vista! Desemprego, desigualdade, injustiça, negociatas escuras. Queremos e podemos mudar! Dê uma oportunidade ao Movimento Projecto de Cidadania!

* João Ferreira, advogado, 56 anos de idade, é o candidato à presidência da Junta de Freguesia de Rio Maior do Movimento Projeto de Cidadania apoiado pelo Bloco de Esquerda

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue