segunda-feira, 2 de julho de 2012

Será que a própria Câmara Municipal de Rio Maior violou o PDM?


«1 – O novo edifício destinado a albergar a Loja do Cidadão, sito na Praça do Comércio, cumpre os limites de índice e de cércea de construção estipulados para aquela área pelo Plano Director Municipal de Rio Maior?
2 – Se não cumpre, qual é o fundamento legal desse incumprimento? Ou estamos perante uma situação de violação da lei?»

Estas são as perguntas do segundo requerimento sobre esta questão que a bancada do Projecto de Cidadania/Bloco de Esquerda apresentou na Assembleia Municipal de Rio Maior.


 
«Em resposta a um anterior requerimento por nós apresentado, a Câmara Municipal veio responder que não excedeu o limite máximo de três pisos. Mas o que nós perguntámos, e aqui reiteramos, foi pelo cumprimento ou não do limite de área de construção. O número de pisos não tem nada a ver com o indice de construção. Uma obra pode cumprir o indice e violar o numero de pisos, e vice-versa.»



«Como a associação EICEL alertou esta Assembleia Municipal, uma análise da obra em execução permite verificar a ocupação total da área de intervenção, multiplicada por três pisos, excedendo o índice de construção acima mencionado, com resultado numa volumetria desenquadrada da estrutura urbana na qual se insere.»

Para mais informações sobre esta questão, leia-a a carta enviada pela EICEL à Assembleia Municipal de Rio Maior:



2 comentários:

  1. Importa analisar se todas estas irregularidades, e os milhares de euros gastos com construção da loja do cidadão são apesar de tudo motivadas pelo bem comum, o serviço aos riomaiorenses. Ora, basta verificar o acordo da troika para perceber que as autarquias com lojas de 2 geração vão perder qualidade dos serviços: Segurança Social, Finanças, etc. As lojas com esses serviços apenas poderão garantir a recepção de requerimentos e pouco mais. Ser-lhes-à impossivel com apenas 2 ou 3 funcionários garantir os serviços que hoje prestam. Basta verificar o que se passa com as fiscalizações do IRS por exemplo, os riomaiorenses que hoje podem mostrar os documentos em Rio Maior passam a ter de o fazer na capital de distrito - Santarém...
    Portanto, ou são anjinhos e cavam o buraco para enterrarem mais uma vez os riomaiorenses, ou é as negociatas costumeiras de construção civil que os move em mais esta vigarice..

    ResponderEliminar
  2. Vejam o que já dizia em 2008 (antes do acordo da troika) aqui neste jornal link: http://correiodabeiraserra.com/index.php?option=com_content&view=article&id=707:presidente-da-camara-rejeita-possibilidade-de-instalacao-de-loja-do-cidadao-de-2o-geracao-na-cidade&catid=38&Itemid=81

    um autarca que não é parvo ou que não se faz de parvo para encher os bolsos.

    O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) manifestou-se na assembleia municipal, dia 30, contra a possibilidade da instalação na cidade de uma Loja do Cidadão de segunda geração, no âmbito de um programa lançado no ano passado pelo Governo e que, a médio prazo, visa dotar todos os concelhos do país com aqueles novos espaços de atendimento ao público
    “O objectivo das lojas do cidadão é acabar com alguns serviços que hoje aqui existem”, referiu Mário Alves, sustentando que isso poderia acontecer ao nível da “conservatória do registo comercial e predial, segurança social e repartição de finanças”. Frontalmente contra a criação daqueles espaços, Alves afirmou ainda que numa reunião para a apresentação do projecto, onde participou, logo disse que “não era coveiro de ninguém”. “Continuo a entender que é absolutamente dispensável uma loja do cidadão de segunda geração em Oliveira do Hospital… não arredo pé dessa posição, porque acho que é a posição correcta”, reforçou o presidente da Câmara.

    ResponderEliminar

Arquivo do blogue