quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Cimenteira PIN?

Apesar do parecer negativo do Ministério do Ambiente, a Tecnovia insiste em construir uma fábrica de cimento em Rio Maior. Foi nesse sentido a intervenção de Hermínio Martinho durante um debate promovido pela empresa noticiado pelo jornal Mirante.
A estratégia agora será declarar o projecto como de “interesse nacional”. Os chamados PIN consegue passar por cima de constrangimentos ambientais. Mas Como pode ser um “Projecto de Interesse Nacional” a construção de uma cimenteira a poucos quilómetros de outras três, para produzir um bem reconhecidamente excedentário no mercado nacional e cuja produção é poluidora do meio ambiente?

2 comentários:

  1. Não podemos desarmar, o Eng. Joaquim Capricho, um dos responsáveis pelo projecto, afirmou, na Antena 1, que ainda estão na fase de ante-projecto, para além de considerar os argumentos apresentados pelo Ministério do Ambiente, para chumbar o seu estudo/projecto, que afinal está na fase de ante-projecto, como ridículos.
    Acrescentando de seguida: estamos a aprofundar o estudo e a elaborar toda a argumentação técnica, tendo em consideração a actual crise e da sua importãncia nacional (Projecto de Interesse Nacional - PIN) dado que cria, não 96, 100, milagre, já vão nos 128 postos de trabalho, a este ritmo ainda criam milhares de postos de trabalho directos, e mais uns quantos milhares indirectos, e os argumentos do Ministério do Ambiente é que são ridículos.
    Falando sério, a perspectiva é: este governo está em fim de linha, e já se estão a congregar para que o PSD sózinho, ou em coligação com o CDS formem o próximo governo, de preferência em eleições antecipadas, e a reeleição de Cavaco Silva conseguindo assim pela primeira vez um desígnio perseguido pela direita, obter a maioria em todos os órgãos de soberania, isto é: governo, presidente e parlamento, poder absoluto.
    já que no concelho a coligação PSD/CDS, no executivo camarário, não lhe levanta qualquer objecção.

    ResponderEliminar
  2. Este filme já foi, e será, visto e revisto centenas de vezes, ou seja, não interessa, minimamente, toda a argumentação contra algo que, avaliados os prós e os contras, terá um impacto profundamente negativo, no ambiente, na saúde e na qualidade de vida dos riomaiorenses.

    Uma vez mais, infelizmente, está a prazo a alteração da REN e do PDM, para que o projecto da cimenteira avance no terreno. Possivelmente, as negociações entre o poder político e o grupo de pressão para fazer aprovar este projecto, estão bem encaminhadas e longe da opinião pública.
    Tal como noutros processos escandalosos, com os mesmos contornos deste, os interesses dos cidadãos vão sair derrotados e serão literalmente vendidos ao poder económico.
    Só ainda não sabemos quando.

    Boas Festas!

    Pedro Pinheiro

    ResponderEliminar

Arquivo do blogue