terça-feira, 1 de junho de 2010

A nossa participação é essencial



Por António José Costa

Fomos 300 mil que nos concentrámos em Lisboa, respondendo à convocação da CGTP-IN, demonstrando assim que estamos conscientes que a nossa participação é essencial para enfrentarmos os ataques que o trabalho está a sofrer por parte do capital em nome de uma “crise”, segundo os seus ideólogos, inevitável e que, como sempre, nestes ciclos económicos do capitalismo, tem mais uma vez que ser paga pelos que trabalham por contam de outrém e pelas classes mais pobres e mais fracas - mais fracas primeiramente porque não têm consciência da sua força e da sua importância.

A cidadania é a única força capaz de transformar uma sociedade desumana, marginalizadora e injusta, numa comunidade humana mais justa e equitativa.

Esta situação implica que os cidadãos não fiquem alheados dos problemas, antes pelo contrário, deve ser um factor de uma maior vontade de assumir as responsabilidades que lhes cabem, intervindo, organizando-se em movimentos, acções de cidadania participativa para a construção de uma alternativa política e social transformadora.

Não podemos ficar à espera de um qualquer salvador. Cabe-nos a nós construir um futuro mais digno para as gerações futuras. Sem desculpas nem omissões.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue