terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Projecto de Cidadania alerta para o agravamento do desemprego no concelho de Rio Maior

Assembleia Municipal aprovou moção

Leia aqui a intervenção da deputada Carla Rodrigues, representante do Movimento Projecto de Cidadania:

"Propomos hoje nesta assembleia uma moção alertando para o agravamento do desemprego no concelho.

Consideramos necessário sublinhar este problema na agenda política.

Segundo dados do IEFP, referentes a Novembro, são já 836 os riomaiorenses formalmente inscritos como desempregados. É o nível mais alto, pelo menos, desde Janeiro de 2004. A experiência diz-nos que a realidade será ainda pior, revelando o drama social de centenas de famílias e de milhares de pessoas, directa ou indirectamente afectadas que atinge toda a comunidade riomaiorense. Queremos com esta moção reafirmar que o combate ao desemprego é uma inadiável necessidade da sociedade no seu conjunto e tem que ser uma prioridade para o Estado e autarquias incumbindo a estes promover a execução de políticas de pleno emprego.

Para melhor conhecer a situação laboral no concelho de Rio Maior reunimos recentamente com a Comissão Sindical dos Trabalhadores da Nobre Alimentação S.A. e com a União de Sindicatos do Distrito de Santarém.
 
O retrato que surge, é que, para além do drama do desemprego, muitos riomaiorenses vivem numa situação de pobreza mesmo tendo empregos a tempo inteiro, devido aos baixos salários e ao agravamento do custo de vida. É o caso de grande parte das operárias da Nobre Alimentação que ganham apenas à volta de 500 euros por mês. Recomendamos, neste sentido a criação de um fundo de emergência social.

Relembramos que há um ano atrás, esta Assembleia aprovou, por unanimidade, uma medida concreta de combate ao desemprego, por nós proposta, no sentido de o município, através de um protocolo com a Associação Portuguesa do Direito ao Crédito, apoiar a difusão entre a população riomaiorense do acesso ao microcrédito para desenvolvimento de actividades económicas por conta própria.

Pergunto, porque é que essa medida ainda não foi concretizada e o que é que a Câmara Municipal já fez para a sua concretização?

Outra realidade existente em Rio Maior é a repressão económica e psicológica sobre os trabalhadores para que não defendam os seus interesses e direitos, nomeadamente sindicalizando-se, o que é um grave atropelo à cidadania e à democracia.

Tendo em consideração esta situação concreta saudamos a coragem e determinação de todos os que participaram na greve geral do passado dia 24 de Novembro.

Saudamos também a eleição de uma riomaiorense, Célia Colaço, operária na Nobre, para a direcção da União de Sindicatos do Distrito de Santarém."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue