quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

A cimenteira chumbou!

Segundo despacho da Agência Lusa, reproduzido por vários órgãos de comunicação social, o Ministério do Ambiente emitiu ontem um parecer negativo à construção da cimenteira em Rio Maior. O parecer confirma as tomadas de posição de todos os que sublinhavam o impacto negativo desta cimenteira, afirmando nomeadamente a sua incompatibilidade com o PDM de Rio Maior e com a Reserva Ecológica Natural, a proximidade ao Parque Natural, a sobrecarga de trânsito que iria causar etc.
Estão de parabéns todos os que denunciaram e se mobilizaram para que não fosse cometido um crime ambiental em Rio Maior.

5 comentários:

  1. A cidadania interventiva é capaz de mover montanhas. Todas as iniciativas: petição, intervenção na A. Municipal de Rio Maior, comunicados informativos, distribuídos às nossas concidadâs e concidadãos, mensagens enviadas, pela internet, para o M. do Ambiente, etc., foram importantes e contribuiram decisivamente para o seu chumbo.
    O direito à cidadania conquista-se quotidianamente.

    José Rodrigues

    ResponderEliminar
  2. Sim, vale a pena lutar.
    Neste caso, parece que se conseguiu uma vitória na defesa da saúde pública, da qualidade de vida e da possibilidade de um desenvolvimento sustentado para a cidade e para o concelho de Rio Maior.

    ResponderEliminar
  3. "A cimenteira chumbou", e deve ser "morta e supultada", essa ideia de muito poucos ganharem dinheiro, com custos elevados para a saúde e bem-estar da esmagadora maioria.

    Bom trabalho!

    Pedro Pinheiro

    ResponderEliminar
  4. Foi uma vitória dos cidadãos riomaiorenses. Foi um combate essencialmente local. Uma grande conquista, mas também houve outra, a capacidade de alguns, essencialmente jovens se congregarem activa e desinteressadamente ao serviço da sua comunidade. O que nos faz ter esperança no despertar civico, até aqui adormecido, dos riomaiorenses.

    ResponderEliminar
  5. Não podemos deixar de estar atentos. Nunca se sabe! será que o assunto ficou mesmo encerrado? não nos podemos esquecer que esta é a segunda tentativa.
    A empresa já tem uma reunião marcada (10/12), para esclarecer a população, e afirma, pela boca do Sr. Eng. Hermínio Martinho, ir recorrer da decisão.

    ResponderEliminar

Arquivo do blogue