quinta-feira, 17 de junho de 2010

Casais Monizes: saneamento e ambiente



Por Carlos Carujo

Casais Monizes tem cerca de 400 habitantes e está situada em pleno Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros. Falta-lhe o saneamento básico que deveria ser um direito mínimo de cidadania e os executivos municipais continuam a ignorar a situação.

E, para além de ser um problema de direitos de cidadania, a falta de saneamento básico numa povoação com esta dimensão e em pleno Parque Natural, levanta problemas ambientais graves. Sem saneamento básico aumenta, por exemplo, o risco de contaminação dos lençóis de água, o que terá efeitos quer na saúde humana quer no resto do ecossistema que deveria ser património natural protegido. Sem saneamento básico condena-se Casais Monizes à estagnação comprometendo-se a possibilidade de um desenvolvimento sustentável que passe pela agricultura ou por qualquer aproveitamento turístico.

Como é óbvio, nada a não ser incúria justifica que a Câmara Municipal de Rio Maior não resolva este problema. E já que o respeito pelos seus cidadãos até agora não tem sido argumento suficiente ao menos que se faça isto por respeito ao ambiente ou mesmo pensando nos benefícios que daí possam advir em termos de turismo ambiental. Mas sobretudo que se faça urgentemente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Arquivo do blogue